Histórico

O APCN do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG) foi submetido à avaliação da CAPES no ano de 2013, obtendo aprovação para funcionamento no final deste mesmo ano e teve seu início em janeiro de 2014. Apesar de apresentar um histórico recente, o programa cresceu rapidamente nos primeiros anos de funcionamento, permitindo que os cursos de mestrado e doutorado em química pudessem ser oferecidos em diversas regiões do estado de Minas Gerais.

 .

A idealização do formato do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais, envolvendo 8 instituições de ensino superior e todas estas pertencentes ao estado de Minas Gerais foi possível graças a rede de trabalho colaborativo implementada pela Rede Mineira de Química (RQ-MG). Um grupo de trabalho foi formado ainda em 2011, em uma das várias reuniões organizadas pela RQ-MG, e as reuniões para discutir o programa ocorreram ao longo de vários meses até a confecção e submissão do APCN em maio de 2013. Nestas ocasiões, representantes de todas as instituições que compunham a RQ-MG (UFMG, UFJF, UFSJ, UFV, UFOP, UFTM, UFU, UFVJM, UNIFAL, UNIFEI e UNIMONTES) estavam presentes.

 .

O programa foi aprovado pela Capes em dezembro de 2013, com ambos os cursos, Mestrado e Doutorado em Química e iniciou as atividades em janeiro de 2014 com o primeiro edital de seleção. Em menos de dois anos, o PPGMQ-MG é uma realidade no estado de Minas Gerais, contribuindo para formar recursos humanos nas diversas micro-regiões do estado.

 .

O Programa apresenta uma estrutura diferenciada, contando com três instituições de ensino superior que já apresentavam programas de pós-graduação em química: Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estas IES são denominadas IES nucleadoras. Estas instituições têm como missão nuclear o PPGMQ-MG que se desenvolve nas instituições associadas: Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). As IES associadas abrigam os discentes do programa e os orientadores do corpo docente permanente. As IES nucleadoras tem cursos de pós-graduação já estabelecidos e, por isso, oferecem: infraestrutura de pesquisa, disciplinas de pós-graduação e os docentes podem atuar como co-orientadores. Já as IES associadas devem apresentar infraestrutura mínima de pesquisa, capacidade de oferecer disciplinas em nível de pós-graduação e orientação dos trabalhos de dissertação e tese.

 .

É importante ressaltar que muitas vezes as disciplinas oferecidas pelas IES Nucleadoras são lecionadas via vídeo e\ou web conferência facilitando a comunicação e integração dos discentes entre as IES.

.

Em 2016 o programa conta com alunos regularmente matriculados em 7 cidades mineiras: Diamantina, Divinópolis, Itajubá, Itabira, Lavras, Uberaba, São João Del-Rei, Sete Lagoas e Teófilo Otoni.

.

No segundo semestre de 2016 o PPGMQ-MG passará a oferecer o curso nas Universidades Federais de Viçosa, Ouro Preto e também no Centro Federal de Ensino Técnico de Minas Gerais (CEFET-MG).

BUSCA NO SITE

Endereço

 
CAMPUS VIÇOSA
​Av. P.H. Rolfs s/n
Departamento de Química
Universidade Federal de Viçosa
Viçosa – MG – Brazil, CEP: 36570-900
Secretário: Jorge César de Arruda
Prédio do DEQ
Jorgecesar.arruda@gmail.com
Tel.: + 55 31 3612-6604
 
CAMPUS RIO PARANAÍBA
Rodovia MG-230 – Km 8
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – IEP
Universidade Federal de Viçosa
Rio Paranaíba – MG – Brazil, CEP: 38810-000
Caixa Postal 22

Secretário: Anderson Luiz Moreira de Oliveira
Sala BBT 101
sec.posquimica@ufv.br
Tel.: +55 34 3855-9391
CAMPUS FLORESTAL
Rodovia LMG, 818 km 6
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Universidade Federal de Viçosa
Florestal – MG – Brazil, CEP: 35690-000
Secretário: João Marcos Diniz Viana
Prédio Principal
joaomarcos.viana@ufv.br
Tel.: +55 31 3536-3350

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress